:: Perguntas freqüentes

1) O que é sangramento uterino anormal (SUA)?

SUA é uma alteração na quantidade, duração ou freqüência do ciclo menstrual. Pode ser disfuncional (estímulo hormonal inadequado sobre o endométrio) ou anormal de causa orgânica genital (sangramento uterino representadas pela gravidez e suas complicações, patologias uterinas e pélvicas benignas e malignas e extragenitais, como: distúrbios de coagulação, doenças sistêmicas, ou uso de medicamentos que interferem com a ação hormonal ou com os mecanismos de coagulação.)

2) Quais as opções de tratamento?

As opções de tratamento são:
• Tratamento medicamentoso, neste caso com hormônios,
• Dilatação e curetagem (procedimento cirúrgico que envolve a raspagem da parte interna do útero),
• Ablação endometrial convencional por vídeo histeroscopia (cirurgia minimamente invasiva que consiste na introdução de uma ótica e uma alça de ressecção para remover o endométrio, é necessário distender a cavidade uterina com um líquido especifico),
• Ablação endometrial global: é a introdução de um equipamento para destruir o endométrio, que pode ser através de energia elétrica (NovaSure) ou líquido quente (Balão Térmico) e não tem a necessidade de visualização concomitante da cavidade uterina. NovaSure é considerado ablação padrão ouro.
• Histerectomia: Remoção completa do útero, e na metade dos casos dos ovários também, é radical e requer tempo prolongado de operação e anestesia geral, além de apresentar risco de complicações e um longo tempo de recuperação.

3) O que é ablação endometrial com NovaSure?

Um procedimento que proporciona uma eficaz e minimamente invasiva alternativa à histerectomia, evitando os efeitos colaterais e riscos potenciais a longo prazo da terapia hormonal.
Este rápido, simples procedimento não requer incisões. Pode ser executado em um consultório ou ambulatório, e geralmente leva menos de 5 minutos sendo que a ação térmica do endométrio dura 90 segundos, muito menos tempo do que qualquer outro procedimento de ablação endometrial.

4) Quais são os benefícios da ablação endometrial com NovaSure?

Oferece um tratamento rápido, simples, seguro e não requer nenhum pré-tratamento do endométrio e sem dor após o tratamento além, de poder ser realizado a qualquer momento durante o seu ciclo menstrual, mesmo durante o sangramento ativo. A Ablação endometrial por histeroscopia, as mulheres freqüentemente precisam tomar um medicamento para “afinar” o endométrio por 2-3 meses antes da ablação.

5) O que posso esperar da ablação com NovaSure?

A maioria das mulheres vêem uma redução significativa do seu nível de sangramento menstrual. Em um estudo clínico usando NovaSure, a maioria dos pacientes que fizeram acompanhamento do tratamento durante 12 meses tiveram seu sangramento menstrual reduzido para leve ou moderado. Muitas pacientes relataram amenorréia (ausência de sangramento) ou redução significativa da menstruação dolorosa (dismenorréia), bem como uma diminuição significativa da TPM.

6) Eu sou uma candidata à ablação com NovaSure?

As candidatas à ablação com NovaSure são mulheres na pré-menopausa com sangramento menstrual excessivo e sem desejo de engravidar. Seu médico pode realizar testes para excluir outras condições anormais do útero, os exames de Papanicolaou e a biópsia devem estar normais.

7) O que eu vou sentir durante o procedimento?

O procedimento NovaSure não exige anestesia geral, o tipo de anestesia usada, pode ser a raquidiana, uma sedação leve ou anestesia local, vai depender da escolha do seu médico e de suas condições clínicas. Geralmente você estará dormindo durante o procedimento. Algumas mulheres podem sentir cólicas leves, outras podem não sentir qualquer desconforto.

8) O que eu vou sentir após o procedimento?

Como acontece com qualquer método de ablação endometrial, você pode experimentar no pós-operatório cólicas uterinas e algum desconforto algumas horas após o procedimento e raramente continuam após 24hs. Isto pode geralmente ser tratado com uma medicação para cólica. Algumas pacientes podem sentir náuseas e vômitos em conseqüência da anestesia. Também é comum por várias semanas um corrimento aquoso e/ou sanguinolento.

9) Muitas mulheres estão satisfeitas com NovaSure ?

Excelentes resultados têm levado a índices de satisfação muito elevado entre as pacientes tratadas. Segundo os resultados de uma pesquisa de satisfação da paciente, mais de 93% dos pacientes tratadas estavam satisfeitas ou muito satisfeitas com o processo após 12 meses do tratamento, e 97% afirmaram que recomendariam NovaSure a uma amiga.

10) Existe algum efeito adverso associado com a ablação endometrial com NovaSure?

Os seguintes efeitos adversos podem ocorrer ou foram notificados em associação com o uso de NovaSure:
• Lesão térmica ao tecido adjacente;
• Perfuração da parede uterina;
• Síndrome pós-ablação laqueadura tubária;
• Embolia de ar ou de gás;
• Complicações com a gravidez (Nota: a gravidez após a ablação endometrial é muito perigosa tanto para a mãe e para o feto);
• Infecção ou sepse.

11) Posso engravidar após ablação endometrial com NovaSure?

É importante saber que as chances de gravidez são reduzidas após um processo de ablação endometrial, embora seja possível engravidar.
No entanto, a gravidez após a ablação endometrial é muito perigoso para a mãe e para o feto. Você não pode fazer uma ablação endometrial caso queira engravidar no futuro. Mesmo depois de uma ablação endometrial, você deve usar alguma forma de controle de natalidade. Por favor, discutir estas questões com o seu médico.

Contate o seu médico para saber se ablação endometrial com NovaSure é a melhor opção para você e para maiores informações sobre este procedimento.